Laudo Parapsicométrico (LP)

O que é o Laudo Parapsicométrico?


I – Etimologicamente temos: para = ao lado de, além de; psyché = espírito; metria = medida. O termo Psicométrico significa: o que registra e mede a atividade intelectual nos processos psicológicos.
II – Parapsicométrico: mede a atividade intelectual, nos processos. Parapsicológicos e Psicológicos.

O LP (e 7DP) nasceu de pesquisas e com um saber de experiências.
Exercendo sua profissão, o Autor encontrou Respostas conclusivas à Perguntas intrigantes, criando o próprio Instrumento LP (e 7 DP); e, o Processo Parapsicoterapia, no campo da Psicologia e Parapsicologia.

I - O LP: “Radiografa” a Personalidade via Intuição (Superdotado = Gênio = Sensitivo), problemas (conflitos), quesitos (questões), verificações e 7DP, através dos quais o candidato se “projeta” nos ângulos Parapsicológicos e Psicopedagógicos.

II - Teste: é uma parte do Instrumento que mede ângulos da Personalidade. Os testes ditos vocacionais, aplicados há 50 anos no mundo, não revelam a Vocação [propaganda enganosa?] e podem desviar, aproximadamente, 70% dos candidatos da Profissão ideal.

IV – O INSTRUMENTO LP: é uma “casa sólida”: alicerces, vigas, telhados, portas, janelas, divisões, onde a pessoa mora com segurança. É feliz.

V – TESTES TRADICIONAIS, Importados e Desatualizados: são uma” casa sem solidez” no alicerce, vigas, telhado, portas, janelas, divisões, onde a pessoa mora insegura e frustrada.


Por que o LP é diferente de outros "testes vocacionais"?

1. O LP apresenta, claramente, a diferença entre Vocação (estado de espírito) e Profissão (tendência do espírito).

2. Quando o candidato possui várias Tendências Profissionais fortes, isto o deixa indeciso, sem saber que profissão escolher. O resultado do LP o orienta com segurança para a escolha da Profissão Ideal.

3. O LP identifica o grau de abulia (indecisão) e sua origem. Quando o candidato apresenta abulia acentuada, sente-se incapaz de escolher a profissão mais adequada.

4. O LP revela os bloqueios que podem desviar o candidato de sua verdadeira profissão, tais como: desvalor profissional, inferioridade social, identidade bloqueada, rejeição afetiva, abulia, QI bloqueado, etc.

5. O LP mede as “capacidades extra-sensoriais” (intuição), “radiografando” qualidades importantes do ser humano (a genialidade): o superdotado.

6. O resultado do LP é completo: mostra, em percentual, as Tendências Profissionais, os Talentos (QI), a Intuição e mais de 40 ângulos da personalidade.

7. O LP compara o grau volitivo da profissão e o correspondente QI (talento), revelando se estão em sintonia (talento certo para a profissão certa), pois são dois elementos essenciais para o êxito profissional.

8. O LP dá ênfase às qualidades do candidato e o orienta como eliminar os bloqueios detectados.

9. O LP mostra, claramente, aos profissionais já formados, se estão seguindo a Profissão Ideal ou se devem fazer uma reavaliação (às vezes, se possível, mudando de profissão).

10. O LP foi programado para ser respondido em casa, sem cronometragem, para evitar conflitos no examinando, pois tensão exagerada gera angústia e, quase sempre, influi de maneira negativa no resultado dos testes Vocacionais.


LP - O Instrumento criativo e inovador, que detecta a identidade global do candidato

Vivemos hoje uma época em que as pessoas procuram cada vez mais a auto compreensão de seus processos psicológicos e parapsicológicos, fato que gera uma necessidade cada vez maior de ferramentas eficazes no diagnóstico da visão global do examinado. É neste aspecto que o LP se revela um teste criativo e inovador, pois reúne subsídios a todos os profissionais que buscam compreender os processos mentais sob o prisma holístico, revelando os ângulos positivos e bloqueados da personalidade, enfatizando seus aspectos racionais e intuitivos.

O LP busca aferir a identidade global, revelando as potencialidades do candidato quanto às Tendências Paraprofissionais (grau volitivo: decisão ou abulia), bem como ângulos relacionados com o Gênio (4 sinais de genialidade: telepatia, clarividência, precondição e psicocinésia), com realce nos Talentos (QI verbal, QI matemático e QI artístico), focalizando ainda a Afetividade, Maturidade, Identidade (Édipo), Sociabilidade, Liderança (chefia), Probidade, Medo, Introjeção (imagem do pai e mãe), Eros, Futuro, Energia, etc. Em suma, o LP “fotografa” o candidato, percentualmente, no campo parapsicológico e psicológico.

O LP reserva ainda outras surpresas: follow-up é rápido, o perfil completo, os ângulos positivos e os aspectos bloqueados são revelados percentualmente, viabilizando o acompanhamento parapsicoterapeutico de forma mais eficiente e dinâmica.

Na condição de psicopedagoga, ressalto, ainda, a importância do LP como ferramenta de apoio seguro na Orientação Profissional, devido à facilidade não só na aplicação, como na identificação das potencialidades do aluno. Isto torna o LP apropriado e indicado para as Escolas, Empresas e Associações, pois serve de medida profilática de ajustamento social e profissional, bem como aponta as causas psicológicas e parapsicológicas da somatização.

Assim, o importante neste Método de investigação é o acréscimo da participação que ele provoca no orientando, levando-o a uma conscientização de suas potencialidades e deficiências, facilitando, sem dúvida, a sua realização interior.

Comissão Científica de Julgamento do Instituto Longhi


LP: 1º Lugar


I Congresso Internacional de Psicologia e Parapsicologia: LP classificado em 1º lugar...

Saiba Mais

Sobre o Autor

Artemio Longhi é o Autor do Laudo Parapsicométrico (LP), 7 Desenhos Projetivos (7DP) e Parapsicoterapia.
Professor de Psicologia, Introdutor da Parapsicologia Educacional e Parapsicoterapeuta, é reconhecido nos meios científicos da Parapsicologia e Psicologia, no Brasil e no Exterior.

Saiba Mais